Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Covid-19: baixo índice de vacinação leva Ministério Público a acionar gestores de cinco municípios da região sul do Tocantins

Atualizado em 23/02/2021 16:44

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, expediu nesta terça-feira, 22, recomendações aos Municípios de Gurupi, Aliança do Tocantins, Cariri do Tocantins, Dueré e Crixás do Tocantins, a fim de que adotem providências para agilizar o processo de imunização contra a Covid-19, de acordo com o grupo prioritário de cada etapa. A maioria das cidades não utilizou sequer 50% das vacinas recebidas até o momento. 


Gurupi aplicou somente 43,23% das vacinas, Aliança do Tocantins 41,58% e Cariri do Tocantins, apenas 36,84%. Os melhores índices de vacinação foram verificados nos Municípios de Crixás do Tocantins e Dueré, com 85,89% e 80,43%, respectivamente. 


Outras providências


Na recomendação, o promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes orienta ainda que os gestores observem rigorosamente as diretrizes e a ordem de prioridade do público-alvo, para cada etapa definida nos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Vacinação, e requereu a divulgação, em aba própria no site do Município, do registro diário de informações relacionadas à vacinação (vacinômetro), como número de doses recebidas, doses aplicadas, cronograma de vacinação, locais e horários de imunização, dentre outras. 


Também devem ser adotadas medidas protetivas para evitar a aglomeração de pessoas nos locais de vacinação. 


Os municípios acionados têm prazo de 48 horas para apresentar resposta por escrito acerca do atendimento dos termos da recomendação. (Denise Soares)

Acesso Rápido