MPTO avalia condições de três unidades de saúde do Município de Palmas
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, vistoriou na última quinta-feira, 19, três unidades de saúde do município de Palmas para verificar a estrutura física e as condições de funcionamento. O trabalho foi acompanhado pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro, que encaminhará expediente ao Município requerendo providências.
Foram visitadas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das quadras 806 sul e 1004 sul, além da Policlínica da 303 norte. Na UBS da 806 sul, a constatação foi quanto à ausência de limpeza na área externa, já que o local estava tomado por mato aos arredores. Na 1004 sul, os servidores apontaram a necessidade da reforma do prédio devido à precariedade das instalações, que apresentam infiltrações, deterioração do piso, das portas e das paredes, além da presença de mato e lixo na parte externa. Nesta última, os profissionais da saúde ainda reclamaram da impossibilidade de tirarem férias e falta de previsão por conta da sobrecarga de trabalho.
Por fim, foi vistoriada a Policlínica da 303 norte, onde foi observada a ausência de uma pia e uma bancada na sala de emergência destinadas à higienização das mãos dos funcionários, falta de banheiros na parte interna e de sala de medicação para a ala de emergência, o que, segundo os servidores, poderia proporcionar mais agilidade para os atendimentos.