Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Integrantes do MPTO e secretária de Saúde de Paraíso discutem enfrentamento da Covid-19 Whatsapp

Atualizado em 05/08/2020 00:00

A procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira; o promotor de Justiça Rodrigo Barbosa Garcia Vargas; a assessora especial da PGJ, Cynthia Assis de Paula; e a secretária de Saúde de Paraíso do Tocantins, Rosirene Leal, estiveram reunidos, nesta quarta-feira, 5, para discutir o enfrentamento à Covid-19 na cidade de Paraíso.


Diversos aspectos foram abordados, como a necessidade de estreitamento do diálogo entre as instituições, a urgência do reforço do isolamento social, a ausência de leitos de terapia intensiva no Hospital Regional, a falta de uma UTI móvel, o tratamento medicamentoso dos pacientes e a desinfecção dos espaços públicos. 


O Hospital Regional de Paraíso, caracterizado como unidade porte II, é referência para 16 municípios da região. No município, 80 profissionais da saúde encontram-se afastados de suas funções.


Conforme foi mencionado pela secretária municipal, a população precisa receber esclarecimentos, não somente sobre o isolamento social, mas também sobre o momento adequado para se dirigir à unidade exclusiva para pessoas com síndrome gripal e suspeitas da Covid-19, que estaria sobrecarregada de casos que devem ser tratados nas unidades básicas.

A procuradora-geral de Justiça sugeriu a criação de um comitê municipal específico para o enfrentamento de Covid-19, que pense as questões relacionadas à assistência aos pacientes e ao engajamento social e comunicação de massa com a sociedade. Também defendeu um maior envolvimento do setor jurídico municipal na definição sobre os atos e despesas relacionados à Covid-19. (Flávio Herculano)



Acesso Rápido