Escola da rede municipal de Araguaína de ensino fica em 1° lugar na prova do SALTO de 2013
A Escola Municipal Paroquial São Vicente de Paulo ficou em primeiro lugar, com nota 6,87, na Prova do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins - SALTO realizada no ano passado. Participaram da avaliação escolas municipais e estaduais pertencentes à regional de ensino de Araguaína. ¿O resultado é gratificante e estimulante para nossos alunos e professores. Mas é importante reforçarmos que o nosso compromisso é mais amplo ao promover a aprendizagem na idade certa às nossas crianças e fazer valer o direito à educação com qualidade¿, destacou Jocirley de Oliveira, Secretário Municipal de Educação.
Participação
Em 2013, a Escola Municipal Paroquial São Vicente de Paulo contava com duas turmas de 5° ano, totalizando 51 alunos. O trabalho pedagógico está focado no desenvolvimento das habilidades por meio do acompanhamento individual da aprendizagem dos alunos. ¿É uma conquista de todo o corpo docente desta unidade, que começa pela boa estrutura educacional que nos é oferecida e culmina com um planejamento pedagógico totalmente voltado ao crescimento intelectual dos nossos alunos, frisou a gestora da escola, Tânia Maria do Nascimento Duarte.
SALTO
A Prova do SALTO é uma avaliação aplicada em quatro etapas durante o ano e envolve alunos das turmas de 5°, 9° ano do ensino fundamental e em turmas da 3ª série do ensino médio, envolvendo escolas estaduais e municipais das cidades que aderiram ao Sistema.
Média do IDEB
Com relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB, que é divulgado a cada dois anos, a Escola Municipal Paroquial São Vicente de Paulo alcançou nota 5,8 em 2011, acima da média nacional que é de 4,7. O resultado do IDEB referente a 2013 está previsto para ser divulgado ainda no primeiro semestre deste ano, e as expectativas das escolas da rede municipal são muito boas, segundo o secretário Oliveira, já que está sendo desenvolvido um trabalho que busca a melhoria do índice acadêmico dos nossos alunos.
RESULTADO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ARAGUAÍNA SALTO 2013
ESCOLA | NOTA | |
ESCOLA PAR. SÃO VICENTE DE PAULO | 6,87 | |
ESC. MUL. CASEMIRO FERREIRA SOARES | 5,91 | |
ESC. MUL. WILLIAN CASTELO BRANCO | 5,61 | |
ESC. MUL. DOMINGOS SOUZA LEMOS | 5,59 | |
ESC. MUL. MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA LUZ | 5,53 | |
ESC. MUL. CABO LUZIMAR MACHADO | 5,50 | |
ESC. MUL. BENEDITO CANUTO BRAGA | 5,44 | |
ESC. MUL. LEIA RAQUEL DIAS MOTA | 5,44 | |
ESC. MUL. GENTIL FERREIRA BRITO | 5,43 | |
ESC. MUL. PREF. JOÃO DE SOUZA LIMA | 5,38 | |
ESC. MUL. TEREZA HILÁRIO RIBEIRO | 5,35 | |
ESC. MUL. ZECA BARROS | 5,28 | |
ESC. MUL. FRANCISCO BUENO DE FREITAS | 5,18 | |
ESC. MUL. DR. SIMÃO LUTZ KOSSOBUTZKY | 5,18 | |
ESC. MUL. SÃO DOMINGOS | 5,12 | |
ESC. MUL. OLAVO BILAC | 5,01 | |
ESC. MUL. VER. ARNON FERREIA LEAL | 5,00 | |
ESC. MUL. DR. CEZAR BELMINO EVANGELISTA | 4,88 | |
ESC. MUL. MANOEL LIRA | 4,83 | |
ESC. MUL. JOSEFA DIAS | 4,81 | |
ESC. MUL. VER. RAIMUNDO FALCÃO COELHO | 4,68 | |
ESC. MUL. VER. LUZIA MACHADO | 4,56 | |
ESC. MUL. MEU CASTELINHO | 4,12 |
Fontes: http://www.araguaina.to.gov.br/