Caocid leva informações sobre inclusão na educação e trabalho a Congresso de Autismo em Palmas
Daianne Fernandes
O Direito à inclusão e ao mercado de trabalho foi tema de palestra realizada pela coordenadora do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça da Cidadania, Direitos Humanos e Mulher (Caocid) do Ministério Público Estadual (MPE), Thaís Cairo, no 2º Congresso de Autismo do Tocantins (Conatins), em Palmas.
Na palestra, realizada no último sábado, 28, a promotora de Justiça destacou que é direito da pessoa com transtorno de espectro autista o acesso ao mercado de trabalho e que é responsabilidade de toda a sociedade o estímulo a essa inserção.
Thaís Cairo abordou a Constituição Federal, a lei 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a Lei Brasileira de Inclusão e seus papeis na garantia dos direitos à pessoa com deficiência, a exemplo do direito à educação especializada e ao ensino profissionalizante fundamentais para que os autistas tenham acesso efetivo ao mercado de trabalho.
Destacou ainda sobre a importância de Congressos como o Conatins para que esses direitos sejam efetivados. “Falar sobre o assunto e levar informação é muito importante, pois só assim vamos quebrar o preconceito e garantir respeito ao autista”, disse
O Conatins teve início na sexta-feira, 27, e reuniu grande público do Tocantins e de estados vizinhos. Abordou aspectos terapêuticos, do diagnóstico, da nutrição, suplementação, odontologia, inclusão, direito, entre outros.
É a segunda vez que a Promotora participa do Congresso que é organizado pela Anjo Azul – Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do Estado do Tocantins, que integra o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Tocantins (COEDE), do qual a Promotora de Justiça também participa como ouvinte.