Comissão do CNMP discute estratégias de divulgação e capacitação de membros do MP sobre Sistema de Apoio à Investigação.
No dia 18 de janeiro, de forma virtual, ocorreu a primeira reunião de 2023 do Grupo de Trabalho para monitoramento e divulgação do Sistema de Apoio à Investigação entre os ramos e unidades do Ministério Público.
O GT, instituído pela Portaria CNMP-PRESI nº 351/2022, é vinculado à Comissão de Defesa da Probidade Administrativa (CDPA) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Durante a reunião, a procuradora de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul, membra auxiliar da CDPA e coordenadora adjunta do grupo de trabalho, Ana Lara Camargo, fez um histórico das atividades já realizadas pela comissão na temática.
Na ocasião, o grupo discutiu e dividiu tarefas que tratam da divulgação do sistema e da capacitação de membros. A CDPA trabalha na elaboração do Sistema de Apoio à Investigação desde 2021, sendo que a ferramenta foi lançada no ano passado.
O sistema tem por objetivo auxiliar os membros do Ministério Público nas investigações que envolvam ilícitos contra a administração pública. A ferramenta foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Roteirização e Fluxograma de Atuação sobre as Tipologias de Criminalidade Organizada, Corrupção e Improbidade Administrativa e pela Secretaria de Tecnologia da Informação do CNMP.
Também participaram da reunião os promotores de Justiça Fernando Martins (MP/MS), que exerce a função de coordenador do GT; Sávio Henrique Damasceno (MP/BA); Daniel de Sá (MP/MG); Lara Peplau (MP/SC) e Daniel Bona (MP/PA), além da procuradora de Justiça Militar Ângela Montenegro e da subprocuradora-geral do Trabalho Ileana Neiva.
https://www.cnmp.mp.br/portal/todas-as-noticias/16041-comissao-do-cnmp-discute-estrategias-de-divulgacao-e-capacitacao-de-membros-do-mp-sobre-sistema-de-apoio-a-investigacao