MPTO prestigia cerimônia de posse do novo juiz eleitoral do TRE-TO
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Tocantins, Luciano Casaroti, e o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Abel Andrade Leal, prestigiaram nesta terça-feira, 22, a Sessão Solene de Posse do juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni, que assume como titular da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) para o biênio 2024/2026, na classe Juiz de Direito.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, e realizada no plenário da instituição na capital. O evento contou com a presença de toda a corte eleitoral, familiares e autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Em seu discurso, Faccioni destacou que o ato renova seu compromisso com a democracia no Tocantins. “Juntos continuaremos a construir um sistema eleitoral que seja motivo de orgulho para todos os cidadãos e um exemplo para o Brasil. Que possamos, com nossa atuação conjunta, fortalecer os alicerces da democracia em nosso estado e contribuir para um Tocantins mais justo e próspero”, afirmou o magistrado empossado.
Trajetória
Na magistratura tocantinense desde 1996, o juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni atuou nas Comarcas de Tocantinópolis, Araguatins, Itaguatins, Axixá, Ananás, Araguaçu, Araguaína e Augustinópolis. Foi promovido por antiguidade para a Comarca de Palmas em junho de 1999, onde assumiu o 1º Juizado Especial e permanece até hoje.
Como juiz integrante das Turmas Recursais em várias oportunidades, é coordenador dos Juizados Especiais e Turmas Recursais do Estado do Tocantins. O magistrado também integra o Comitê de Processo Eletrônico instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além da Comissão Auxiliar do Eproc/TJTO e do Comitê de Transformação Digital, ambos do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).