Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes Violentos recebe delegado-chefe de atendimento a vulneráveis da Capital

Atualizado em 04/06/2024 16:12

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Cidadania, do Consumidor, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), órgão auxiliar do Ministério Público do Tocantins (MPTO), promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, realizou nesta sexta-feira, 1, reunião com o delegado-chefe da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento a Vulneráveis, Marcelo Santos Falcão, para esclarecer sobre os protocolos de atendimento do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes Violentos (Navit).


Durante a reunião, a promotora explicou sobre o núcleo e apresentou suas instalações, que contam com a disponibilidade de uma assistente social e atendimento psicológico.


Navit


O Núcleo de e Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit) foi instituído pelo Ministério Público do Tocantins no mês de fevereiro, com a finalidade de proteger, amparar, acolher e oferecer assistência jurídica e psicológica às vítimas de crimes e atos infracionais violentos.


O núcleo é responsável por atender pessoas que sofreram crimes violentos, domésticos, sexuais, patrimoniais ou relacionados a abuso policial, sendo elas vítimas diretas (aquelas que sofreram lesão direta causada pela ação ou omissão do agente) e vítimas indiretas (pessoas que possuam relação de afeto ou parentesco com a vítima direta, até o terceiro grau).


Para efetivação do núcleo, o MPTO firmou Termo de Cooperação com instituições de ensino superior, incumbidas de receber as vítimas encaminhadas pelo MPTO para assistência psicológica e jurídica. Os estudantes dos cursos de psicologia e direito atuarão diretamente nesses atendimentos.


Além de receber informações a respeito dos seus direitos e ter assistência psicológica, as vítimas assistidas pelo núcleo também serão informadas sobre como buscar reparação dos danos sofridos.

Acesso Rápido