Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

MPE apoia seminário de educação e direitos humanos que acontece em Palmas no próximo dia 30

Atualizado em 25/05/2017 17:44

Segurança, Democracia e Cultura da não violência serão tema de debate do Seminário de Educação em Direitos Humanos no Tocantins. O evento acontece em Palmas, de 30 de maio a 1º de junho, e conta com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (CAOCID).

Organizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e entidades parceiras, o evento tem o objetivo de promover um espaço de debate público sobre Educação e Direitos Humanos, com foco na segurança pública e democracia, na redução das desigualdades e no enfrentamento de todas as violações de direitos humanos.

As atividades acontecerão no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde os participantes terão acesso a conferências e debates temáticos promovidos por profissionais de diversas áreas de conhecimento.

O seminário também busca o fortalecimento do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos na construção da cultura dos Direitos Humanos nas práticas pedagógicas, no sistema educacional, em especial, nos sistemas de segurança e justiça, bem como nos meios de comunicação. “Continuamos o debate sobre os 5 eixos do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos. Precisamos discutir sobre a violência e as formas de combatê-la, em âmbito nacional e, especialmente em nosso Estado, primeiro lugar da região Norte do Brasil em número de agressões contra a mulher”, destaca o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), Romeu Aloísio Feix.



Eixos

Os 5 eixos do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos são educação básica, educação superior, educação não formal, educação dos profissionais dos sistemas de justiça e segurança, educação e mídia.



Programação

30 de maio, às 19h30 – Credenciamento de abertura: Medo, violência e política de segurança – Palestrante Ênio Walcácer.

31 de maio mesa-redonda das 8h às 12h e das 14h às 18h – Atividades: Violência Institucional com Jonatha Rospide; Criminalização dos Movimentos Sociais e Defensores dos Direitos Humanos, com Fernanda Calderaro da Silva; Sistema Prisional e Socioeducativo, com Tarsis Barreto Oliveira; Extermínio da juventude negra, com Rebecca Religare.

1º de junho (manhã) – Mesa-redonda: Desafios para a Educação em Direitos Humanos; Lançamento do pacto universitário; Fortalecimento do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos.