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Projeto do MPE da área de cidadania premia estudantes de Gurupi na segunda-feira

Atualizado em 21/11/2014 13:15


Flávio Herculano


A cidade de Gurupi, no Sul do Tocantins, conhecerá, na segunda-feira, 24, os vencedores do projeto "Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania", iniciativa do Ministério Público Estadual (MPE) que foi desenvolvida ao longo do ano com a finalidade de despertar em adolescentes, estudantes de escolas públicas, o senso de cidadania. A premiação e certificação dos participantes ocorrerá no auditório do Sesc, às 10h.


Na ocasião, serão premiadas as equipes de alunos que elaboraram as melhores radiorreportagens, nas quais relataram problemas da comunidade do entorno escolar em que cabe a atuação do MPE. Os integrantes da equipe classificada em primeiro lugar terão direito a um computador, oferecido pelo MPE, e a uma viagem cultural a São Paulo, ofertada pela Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), parceira do projeto. O segundo lugar receberá tablets e o terceiro lugar, smartphones. As equipes são formadas por quatro alunos e todos os componentes dos grupos vencedores têm direito a prêmio.


Além das equipes vencedoras, será premiada com um microcomputador a escola que arrecadou maior quantidade de donativos (itens de higiene pessoal) a fim de efetuar doação a instituições que trabalham com o apoio ao público infantojuvenil.


As três instituições de ensino participantes do "Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania" também terão seu trabalho reconhecido, recebendo o certificado Escola Cidadã. Em Gurupi, o projeto foi desenvolvido com alunos das escolas Centro de Ensino Médio (CEM) de Gurupi, CEM Bom Jesus e CEM Ary Ribeiro.


Projeto
Em 2014, o projeto "Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania" foi desenvolvido em Palmas, Gurupi e Colinas, através de parceria entre MPE e Seduc. Por meio da iniciativa, os estudantes visitaram o Ministério Público para conhecer suas atribuições e assistir palestras com Procuradores e Promotores de Justiça sobre os Direitos Fundamentais previstos na Constituição Federal. Em outra etapa, percorreram o entorno de suas escolas, identificaram alguns problemas em que cabe a atuação do MPE e elaboraram uma radiorreportagem narrando os fatos. O conteúdo foi repassado à Promotoria de Justiça da área respectiva, para que adotasse as providências administrativas ou judiciais cabíveis.