Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal, atalho ctrl shift 1. Acessar formulário de pesquisa, atalho ctrl shift 2. Acessar menu, atalho ctrl shift 3. Acessar mapa do site, atalho ctrl shift 4. Para voltar ao menu de acessibilidade tecle ctrl shift 0.
Acessibilidade Alto contraste
+
Tamanho de texto

Ctrl/Cmd + para aumentar

Ctrl/Cmd - para diminuir

Ctrl/cmd 0 para voltar ao padrão

Ministério Público do Estado do Tocantins

Ouvidoria

Descrição das ações desenvolvidas para concretização do direito constitucional à informação.

Criada em 2009, a Ouvidoria do Ministério Público tem procurado desde a sua fundação agregar valores a seu trabalho para atender melhor o cidadão.


É um canal de comunicação específico para a apresentação de críticas, reclamações, sugestões, elogios, solicitação de providência e/ou informação, consultas e acompanhamento das ações desenvolvidas pela Instituição, com o intuito de facilitar o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo MPE.


Ao longo desses anos a Ouvidoria ganhou infraestrutura material e funcional. Munida da ferramenta de atendimento por meio de seu sistema informatizado, disponibilizado no site do Ministério Público, propicia maior facilidade ao usuário, pois as demandas de acesso à informação agora podem ser encaminhadas à Ouvidoria por meio de formulário eletrônico, permitindo também a consulta de sua tramitação e obtenção de resposta por meio eletrônico.


A fim de cumprir seu papel institucional, a Ouvidoria analisa minuciosamente todas as manifestações recebidas nos diversos canais de comunicação (formulário de contato na Internet, telefone, correio eletrônico e por atendimento pessoal) disponibilizados tanto para o público interno quanto para o externo.


Após análise, procedem-se os encaminhamentos aos setores/órgãos com atribuição para prestar as informações eventualmente solicitadas para que o faça ou, sendo o caso de solicitação de eventual providência, para que a adote.


Além disso, nossa equipe realiza o acompanhamento de todas as manifestações, mantendo o cidadão sempre informado acerca do andamento de sua demanda.


A Ouvidoria é uma porta aberta para a participação popular, um canal de diálogo com a população.


Nesse contexto, as manifestações dos cidadãos constituem excelente instrumento de gestão, contribuindo para o planejamento estratégico, avaliação, elevação dos padrões de excelência, presteza e transparência dos serviços prestados pela Instituição.


Diante do exposto, verifica-se que as atividades promovidas pela Ouvidoria do MPE alinham-se ao direito fundamental de acesso a informações, assegurado pela Lei n.º 12.527/2011 (Lei de Acesso a Informação) e previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso I do § 3º do art. 37, no § 2º do art. 216 da Constituição Federal, ao culminarem no estreitamento do contato do Ministério Público do Estado do Tocantins com o cidadão e na divulgação de suas atividades perante a sociedade.


Publicado em