Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Conselheiros tutelares participam de treinamento do MPE para otimizar fluxo de atendimento à população

Atualizado em 27/10/2017 08:58

Daianne Fernandes


Conselheiros tutelares de oito municípios da comarca de Porto Nacional participaram de um treinamento oferecido pela 4ª Promotoria de Justiça com objetivo de otimizar o fluxo e protocolos de atendimento dos Conselhos à população local. A capacitação foi realizada na sede do MPE em Porto Nacional, nesta quinta-feira, 26.


O treinamento foi conduzido pela Promotora de Justiça, Marcia Mirele Stefanello Valente que esclareceu que os conselhos não possuíam uma dinâmica de trabalho definida e cada conselheiro atuava conforme seu entendimento, muitas vezes suprimindo ou deixando de atuar em situações necessárias. “Com a criação do fluxo, as práticas dos Conselhos Tutelares ficam mais claras tanto para os profissionais quanto para a sociedade, que entenderá melhor o que é atribuição da entidade”.


Na ocasião, foram definidos fluxogramas de atendimento nas áreas de abuso e exploração sexual, ato infracional, abandono e trabalho infantil, dentre outros. O trabalho desenvolvido pela Promotoria deve fortalecer a rede de proteção à criança e adolescente na região, na medida que agiliza e otimiza o trabalho desenvolvido pelos conselhos, e consequentemente de toda a rede.


A promotora ainda destacou a importância do evento  para troca de experiência entre os conselhos que também pontuaram suas dificuldades com a falta de estrutura local.


Compõem a Comarca de Porto Nacional, os municípios de Brejinho de Nazaré, Silvanópolis, Ipueiras, Monte do Carmo, Oliveira de Fátima, Santa Rita e Fátima.


Acesso Rápido