Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal, atalho ctrl shift 1. Acessar formulário de pesquisa, atalho ctrl shift 2. Acessar menu, atalho ctrl shift 3. Acessar mapa do site, atalho ctrl shift 4. Para voltar ao menu de acessibilidade tecle ctrl shift 0.
Acessibilidade Alto contraste
+
Tamanho de texto

Ctrl/Cmd + para aumentar

Ctrl/Cmd - para diminuir

Ctrl/cmd 0 para voltar ao padrão

Ministério Público do Estado do Tocantins

Destaque

MPE lança projetos destinados a fortalecer amparo a idosos e combater à violência doméstica

Daianne Fernandes


Promotores de Justiça que atuam na área da cidadania já podem solicitar ao Centro de Apoio Operacional da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caocid) vistorias às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), existentes em suas comarcas. Estas fiscalizações são previstas pelo projeto “Permanecer Melhor”, lançado nesta segunda-feira, 19, pelo Ministério Público Estadual (MPE), em Palmas.


No evento, dois outros projetos foram lançados pelo MPE: “SOS Mulher” e “Anjos da Guarda”, com foco no combate à violência contra a mulher e no apoio à vítima desse tipo de agressão, os quais serão desenvolvidos pelo Núcleo Maria da Penha.


O Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, elogiou as iniciativas e destacou a importância dos projetos, que fazem parte do planejamento estratégico do Ministério Público e têm como objetivo zelar pelo cidadão, principalmente aqueles mais vulneráveis.


A coordenadora do Caocid e do Núcleo Maria da Penha, Promotora de Justiça Thaís Cairo, pontuou que os projetos  SOS Mulher e Anjos da Guarda serão executados inicialmente em Palmas, mas devem se estender em todo o Estado.


Já o Projeto “Permanecer Melhor” tem sua primeira vistoria prevista para breve, no município de Cristalândia, atendendo a uma demanda do titular da promotoria na cidade.


Participaram do lançamento o Secretário de Segurança Pública, César Simoni; o Subsecretário de estado da Saúde, Marcus Senna; e a Subdefensora Pública-Geral, Estellamaris Postal, que elogiou a iniciativa e destacou a importância da atuação da equipe multidisciplinar nos projetos, principalmente em um Estado pequeno como o Tocantins, onde trabalhar em parceria ainda é a melhor opção.


Além das instituições presentes, são parceiros dos projetos a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça, a Secretaria municipal de Educação e Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, ambas de Palmas.


SOS Mulher

O Projeto prevê uma reestruturação no atendimento à mulher vítima de violência doméstica, com a atuação de uma equipe multidisciplinar resgatando e empoderando a mulher vítima de violência doméstica e encaminhando-a aos serviços de que necessita.


Anjos da Guarda

O Projeto “Anjos da Guarda” tem como meta formar parcerias com as escolas, para conscientizar jovens e crianças a combater a violência contra a mulher. A meta é quebrar o ciclo da violência doméstica e familiar e aumentar o número de denúncias.


Permanecer Melhor

O “Permanecer Melhor” é um projeto de Proteção à Pessoa Idosa, realizado por meio de vistorias nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) existentes no Tocantins, subsidiando os Promotores de Justiça que atuam na área e monitorando as ações desenvolvidas por estas entidades, para garantir a qualidade do serviço prestado à pessoa idosa.




Publicado em