Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

MPE homenageia primeiros Promotores de Justiça do Tocantins

Atualizado em 31/01/2011 00:00

Há exatos 21 anos tomavam posse os primeiros Promotores de Justiça do Tocantins. A solenidade foi realizada no dia 30 de janeiro de 1990, no Palacinho, em Palmas, e contou com a presença do então Governador Siqueira Campos e da Procuradora Geral de Justiça, Marilena Mendes de Oliveira.
 
Com a criação de Estado, em 1989, Promotores de Justiça do Estado de Goiás optaram por fazer parte do MP/TO, porém, logo foi realizado o primeiro Concurso Público para a carreira de Promotor de Justiça do Tocantins. As provas foram aplicadas em Miracema, capital provisória do Estado. Foram aprovados 27 Promotores de Justiça.
 
O Procurador Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, empossado na época para a Comarca de Palmas, relembra que a primeira audiência de instrução e julgamento da região foi feita embaixo de um pequizeiro, em Taquaralto, uma vez que as Promotorias ainda não se encontravam estruturadas.
 
A Subprocuradora Geral de Justiça, Vera Nilva, que também integra a lista dos primeiros Promotores de Justiça, assumiu a Comarca de Miracema e ressalta que os Promotores faziam todo o trabalho, não havia auxiliares. "Aquele foi um período muito difícil, não havia asfalto para integrar os municípios, as condições de trabalho eram precárias, não tínhamos instalações físicas para atuar e os equipamentos (como a máquina de datilografia) eram dos próprios Promotores", destacou.
 
Primeiros Promotores de Justiça:

   1. José Omar de Almeida Júnior
   2. Alcir Raineri Filho
   3. Vera Nilva Alvares Rocha
   4. Angélica Barbosa da Silva
   5. José Demóstenes de Abreu
   6. Clenan Renaut de Melo Pereira
   7. Ricardo Vicente da Silva
   8. Cesar Augusto Margarido Zaratin
   9. Marco Antônio Alves Bezerra
  10. Elaine Marciano Pires
  11. Jacqueline B. da Silva Tomaz
  12. Maria Cotinha Bezerra Pereira
  13. Gilson Arrais de Miranda
  14. Marco Luciano Bignotti
  15. César Roberto Simoni de Freitas
  16. José Eduardo Sampaio
  17. Vera Terezinha Estavarengo
  18. Felix Tabera Filho
  19. Lucas Bernardes da Costa
  20. Agostinho Gonçalves França
  21. José Messias de Oliveira
  22. Frederico Galembeck
  23. Maria Nazaré de Oliveira
  24. Maria Elizabeth de Morais
  25. Silvia Celeste Aragão Blhum
  26. Jacqueline Adorno de La Cruz
  27. Saloé Ferreira da Silva¿

Acesso Rápido