Por intermédio do MPE, Secretaria de Planejamento e Modernização da Gestão Pública assina a adesão ao Gespública
Denise Soares
A Secretaria de Planejamento e da Modernização da Gestão Pública (Seplam) é o primeiro órgão do poder executivo estadual a aderir ao Programa Federal de Modernização e Desburocratização da Gestão Pública (Gespública). O secretário executivo do Gespública, Promotor de Justiça Célio Sousa Rocha, acompanhado de membros do Comitê Estadual, estiveram na tarde desta terça-feira, 13, reunidos com a Secretária da pasta, Vanda Paiva, e o superintendente de planejamento e políticas públicas, Marcelo Torres, para a assinatura do Termo de Adesão.
Na ocasião, Célio Rocha fez uma explanação do programa e relatou os resultados positivos obtidos pelo Ministério Público Estadual (MPE) desde sua implantação, sucesso que, segundo ele, tornou a Instituição a responsável pela ancoragem do programa do Estado. “O Gespública veio para contribuir com a administração pública e sabemos que a porta de entrada para o Executivo é aqui”, disse Célio Rocha, referindo-se à importância do engajamento da Seplam nesse processo.
Entusiasmada com a nova missão, Vanda Paiva garantiu que a implantação do Gespública será prioridade dentro da secretaria e assumiu o compromisso de provocar a adesão de outras secretarias para o Programa. Para ela, o Gespública vem ao encontro dos objetivos do programa “Gestão para Resultado”, que vem sendo desenvolvido em parceria com outros 12 órgãos. “A Seplam tem que dar exemplo, por isso, o Gespública vai ajudar na melhoria da nossa gestão, consequentemente será levado para os demais órgãos”, enfatizou.
João Ricardo de Araújo Silva, Pedro Amilton Aguiar Cruz e João Lira, voluntários do Núcleo de Excelência na Gestão Pública (NEP) do Estado do Tocantins, participaram da solenidade de assinatura.
Gespública
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) é o resultado da evolução histórica de uma série de iniciativas do Governo Federal para promover a gestão pública de excelência. Criado em 2005 por meio do decreto 5.378 de 23 de fevereiro de 2005, o Programa tem como principais características ser essencialmente público, ser contemporâneo, estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade e ser federativo.