Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Emoção marca homenagem ao desembargador João Rodrigues Filho no MPTO

Atualizado em 06/11/2024 16:42

Em um evento marcado por recordações, emoção e reconhecimento, o Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO) prestou uma homenagem especial ao desembargador João Rodrigues Filho na tarde desta segunda-feira, 4. A solenidade celebrou as mais de três décadas dedicadas à instituição, desde sua atuação como promotor de Justiça até a sua posse como desembargador no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).


Durante a cerimônia, diversas autoridades e colegas de profissão fizeram uso da palavra para parabenizar o desembargador e destacar suas qualidades como profissional e ser humano, entre elas o comprometimento, a simplicidade e a lealdade. Também foram relembrados momentos históricos desde a sua chegada ao Tocantins, então antigo Norte de Goiás, e fatos marcantes de quando ocupou funções de destaque, como as de subprocurador-geral de Justiça, corregedor-geral e membro do Conselho Superior do Ministério Público.


Emocionado, João Rodrigues agradeceu a homenagem e as manifestações de respeito e carinho, ressaltando a importância do MPTO em sua vida. “Começo agradecendo a todos que contribuíram para que eu chegasse onde estou. Me doei, tive retribuição e o Ministério Público do Tocantins me proporcionou conhecer diversos lugares e pessoas”, disse ele, relembrando a música "Canção da América" e afirmando aos presentes: “eu os trago do lado esquerdo do peito, dentro do coração”.


Admiração e respeito

O procurador-geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti, em seu discurso, agradeceu pelos anos de dedicação ao MPTO. “Todos nós somos imensamente gratos ao senhor. Sua ascensão ao cargo de desembargador é um reconhecimento mais do que merecido por sua brilhante carreira e por sua inestimável contribuição para o fortalecimento do sistema de justiça”, afirmou.


Judiciário fortalecido

“Nós, do Judiciário, estamos mais fortalecidos com sua chegada ao Tribunal. Comprometido, organizado e sempre à disposição, Dr. João Rodrigues é um exemplo e fará um brilhante trabalho no Judiciário”, destacou a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, durante a solenidade. Na oportunidade, ela representou a presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe.


Homenagens

Um vídeo exibido durante a cerimônia relembrou momentos marcantes da trajetória de João Rodrigues Filho no MPTO. Seu compromisso com a defesa dos direitos da sociedade e fatos significativos de sua história foram relembrados.


Em seguida, o homenageado recebeu um presente como gesto de admiração pela sua trajetória no MPTO, entregue pelas procuradoras de Justiça  Ana Paula Catini, Jacqueline Borges,  Leila Vilela, Maria Cotinha e Vera Nilva.


O procurador-geral de Justiça entregou uma placa em homenagem a João Rodrigues Filho, exaltando sua atuação.


Além dos membros do Colégio de Procuradores, participaram da homenagem os desembargadores Pedro Nelson de Miranda Coutinho e Eurípedes do Carmo Lamounier; o juiz Arióstenes Guimarães Vieira; o subprocurador-geral de Justiça, promotor Marcelo Ulisses Sampaio; o chefe de gabinete da PGJ, promotor de Justiça Abel Andrade Leal; o assessor especial da PGJ, Celsimar Custódio; o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Pedro Evandro de Vicente Rufato; a presidente da Associação dos Servidores Administrativos do Ministério Público do Tocantins (Asamp), Alane Torres; a esposa do homenageado, Maria Emília; seu filho, Giordano Bruno; além de assessores e colegas de trabalho com os quais já dividiu e divide a sua experiência.


Acesso Rápido