Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

MPCON emite nota pública sobre proposta da ANEEL de novas regras para geração própria de energia elétrica

Atualizado em 04/11/2019 17:32

A Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON) emitiu nota pública sobre a proposta da Agência Nacional Energia Elétrica (ANEEL), apresentada no dia 15 de outubro, de alterar a Resolução Normativa nº 482/2012 referente às regras aplicáveis à a geração distribuída, ou seja, modalidade na qual os consumidores também podem gerar a própria energia elétrica em residências, geralmente, por meio de painéis solares ou outra solução com fontes renováveis.

A Associação defende que qualquer alteração das regras atuais ocorram após um profundo debate, que leve em conta a necessidade de proteção do consumidor, segurança jurídica e de transição gradual às novas regras.

Segundo análise técnica, as mudanças podem reduzir em mais de 60% a economia do cidadão que investe em geração própria.

Confira a nota na íntegra

Nota